III Encontro para a Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza da FSP/USP

2751

 

1 a 3 de agosto de 2017

 

Anualmente, a World Alliance for BreastfeedingAction(WABA) realiza a Semana Mundial de Aleitamento Materno, ocorre em 120 países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. Em 2017, o tema estabelecido é “Proteger a amamentação: construindo alianças sem conflitos de interesse”, com a proposta de ressaltar a importância do apoio ao aleitamento materno em diferentes contextos, tais como o familiar, o do profissional da saúde, o do setor trabalho e, inclusive, da sociedade.

Desde 2015, o Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza, em conjunto com o Centro de Referência em Alimentação e Nutrição (CRNutri) realiza o Encontro para a Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação. Em 2016, ocorreu um evento em dois dias organizado pela equipe de nutricionistas e por alunas da pós-graduação de Nutrição em Saúde Pública, além da Profa. Tit. Simone Diniz, e apoio da Comissão de Cultura e Extensão da FSP/USP. Com programação diversa, o evento teve capacidade máxima atingida no anfiteatro João Yunes para a realização de um Seminário Científico, além de ter trazido mais de 100 pessoas da comunidade para ações, como rodas de conversa sobre assistência humanizada e introdução de alimentos, “slingada”, oficina de shantala e de relaxamento para gestantes, Dança Materna, dentre outros.

Frente à importância do tema e a experiência do CRNutri, será realizado o “III Encontro para a Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza”, tendo como objetivo apresentar de forma crítica o apoio ao aleitamento materno em nível local e nacional, além de perspectivar estratégias para o fortalecimento dessa temática. O evento será realizado nos dias 1 a 3 de agosto, contemplando as seguintes ações: (1) Exibição de documentário, (2) Seminário “Aleitamento materno: Por que proteger? Como proteger?” e (3) Encontro aberto intitulado “A Universidade convida as famílias para celebrar a amamentação”, com diferentes ações que remetam ao tema do aleitamento materno e permitam a socialização de conhecimentos, práticas e reflexões entre comunidade e academia.

 

 

Programação e local:

Dia 1 de agosto – Exibição do documentário “Leite e Ferro”  17h

 

Local: Anfiteatro Paula Souza da FSP/USP

  • Discussão com Cláudia Medeiros de Castro (Psicóloga, Mestre em Psicologia Social, Doutora em Ciências, professora e pesquisadora do Curso de Obstetrícia e do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da USP), Maria Fanchin (diretora do documentário sobre o projeto Voz Própria no Carandiru) e Tatiane Guimarães Pereira (Psicóloga, Doutoranda da FSP/USP, docente da Universidade Sorocaba e pesquisadora do laboratório saúde mental coletiva – LASAMEC da FSP/USP.

* não será necessária inscrição prévia Dia 2 de agosto – Seminário “Aleitamento materno: Por que proteger? Como proteger?”

Local: Anfiteatro João Yunes

  • 8h30: Recepção
  • 9h : Abertura com representantes da FSP/CSEGPS/CRNutri
  • 9h30: Mesa “Por que proteger o aleitamento materno?”Coordenação: Lucimeire Brockveld – Dentista, Mestre em Saúde Coletiva, Doutoranda da FSP/USP.
    – Amamentação livre demanda e seu impacto na alimentação complementar – Samantha Caesar de Andrade – mãe do Caliel e do Noah, Mestre em Saúde Pública e Doutora em Ciências pela FSP/USP e nutricionista do CRNutri/CSEGPS.– Iniciativa Hospital Amigo da Criança e Cuidado Amigo da Mulher – Denise Yoshie Niy– mulher, mãe do Murilo, integrante da rede Parto do Princípio, coordenadora do Grupo MaternaMente ABC e doutoranda da FSP/USP.– Aleitamento materno e saúde bucal – Sylvia Lavinia Martini Ferreira– Especialista e Doutora em odontopediatria; Coordenadora do Grupo de saúde oral da Sociedade de pediatria de SP (Gestão 2016-2018); Membro da Associação Latinoamericana de Odontopediatria (ALOP).
  • 11h00: Intervalo
  • 11h20: Mesa “Conflitos de interesse e o cenário atual brasileiro”

    Coordenação: Samantha Caesar de Andrade – Doutora em Ciências e nutricionista do CRNutri/CSEGPS.– Formação e atuação do profissional da saúde: conseguimos promover e proteger o aleitamento materno? – Viviane Laudelino Vieira – Militante em defesa da mulher e da maternidade, Mestre em Saúde Pública e Doutora em Ciências pela FSP/USP, nutricionista do CRNutri/CSEGPS e autora do Maternidade Sem Neura.– A indústria de alimentos nas mídias sociais e internet – Anne Rammi – mãe, ativista e autora do Mamatraca.– Conflitos de interesse e NBCAL - Ana Paula Bortoletto Martins - Pesquisadora em alimentos do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e pesquisadora do NUPENS (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde).
  • 13h: Intervalo
  • 14h: Palestra satéliteCoordenação: Viviane Laudelino Vieira – Doutora em Ciências, nutricionista do CSEGPS e autora do Maternidade Sem Neura“O aleitamento materno no século XXI” – Cesar Gomes Victora – Professor Emérito de Epidemiologia na Universidade Federal de Pelotas, Pesquisador do CNPq, Professor Visitante das Universidades de Harvard, Oxford, Londres e Johns Hopkins e Membro do Conselho Editorial de várias revistas, incluindo The Lancet.
  • 15h: Intervalo
  • 15h20: Mesa “Como proteger o aleitamento materno sem conflitos de interesse?”Coordenação: Naiá Ortelan – Nutricionista, Mestre em Ciências (Saúde Pública), Doutoranda em Nutrição em Saúde Pública na FSP/USP.

    – Controle social e proteção da amamentação – Fabiana Swain Müller
     – Enfermeira especialista em enfermagem obstétrica, Mestre em enfermagem, membro da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar.

    – Estratégia Amamenta Alimenta Brasil: o que é e como implementá-la – Jeanine Salve
     – Nutricionista, Mestre em enfermagem neonatal, conselheira da IBFAN Brasil, tutora da EAAB.– Promoção do aleitamento Materno em Unidades Educacionais – Katia Iared Sebastião – Nutricionista da Coordenadoria de Alimentação Escolar do Município de São Paulo.
  • 17h – Fechamento e sorteios de exemplares do livro “Meu filho não come”, Editora Timo.

Dia 3 de agosto – A FSP convida a comunidade para promover o aleitamento materno.

 

  • 8h30 – Recepção no saguão da FSP/USP
  • 9h – Roda de conversa com obstetra, obstetriz e doula sobre parto humanizado e aleitamento materno – Dr. Alberto Jorge de Sousa Guimarães, Obstetriz Juliana Freitas Pereira Del Valle e Doula Thais Helena Bárrall Medeiros – Equipe do Parto Sem Medo. – Local: Sala Cyro Ciari.
  • 10h30 – Shantala – Denise Rocha – fisioterapeuta do CSEGPS. – Local: Sala José Maria Gomes.
  • 10h30 – Casal grávido: O que muda? Como podemos ajudar? – Cristina Bernat – enfermeira do CSEGPS. – Local: Sala Dino Pattoli.
  • 11h30 – Piquenique com slingada no jardim da FSP – Rosângela Alves – Sampa Sling – e musicalização para bebês à confirmar.
  • 13h – Roda de conversa com pediatra “Pediatria sem conflitos de interesse: é possível?” – Carlos Correa – Neonatologista e pediatra do Espaço Nascente. Local: Sala José Maria Gomes.
  • 14h30 – Os primeiros passos para se fazer o BLW – Viviane Laudelino Vieira e Dione Moraes Pavan – Maternidade Sem Neura. Local: Sala Cyro Ciari.
  • 16h – Dança Materna – Pâmela Morimoto, Vânia Alves e Sandra Storino. Local: Sala José Maria Gomes.

INSCRIÇÕES:

O evento é aberto, sem necessida de inscrição prévia apenas para o dia 01, dia em que haverá a exibição do documentário. A inscrição pelo link da FSP será necessária apenas para o dia 02, dia do seminário. Já para o dia 03, as inscrições poderão ser feias no local do evento, já que serão atividades direcionadas à comunidade.
Os participantes inscritos para o seminário do dia 02 receberão certificados de participação.
  • Faça aqui, a sua inscrição (gratuita):

* Algumas atividades são sujeitas à restrição de número de participantes, com entrega de senhas no dia do evento.

* No dia 3/08 teremos a sala Diógenes Augusto Certain para apoio aos convidados e participantes do evento.

* Nos dias 2 e 3, acontecerá a exposição de produtos frutos de trabalho de mães empreendedoras nas dependências da Faculdade de Saúde Pública.

Coordenação:

  • Viviane Laudelino Vieira – CRNutri/CSEGPS
  • Comissão Organizadora:
  • Professora Tit. Simone Diniz – Departamento de Ciclos da Vida
  • Samantha Caesar de Andrade – CRNutri/CSEPSP
  • Lucimeire Brockveld – Doutoranda FSP/USP
  • Naiá Ortelan– Doutoranda FSP/USP
  • Caroline Zani Rodrigues*
  • Cristiani Maria Marton de Macedo*
  • Denise Miguel Teixeira Roberto*
  • Eloisa Rodrigues Stavale*
  • Gabriela Rigote*
  • Gesiê Castro Lima*

* Nutricionistas do Programa de Aprimoramento Profissional de Nutrição em Saúde Pública e de Nutrição Clínica

Apoio:

  • Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade de Saúde Pública da USP
  • Editora Timo
  • Sampa Sling
  • Maternidade Sem Neura
A FSP/USP não disponibilizará estacionamento aos participantes.
Postado por: Denise Miguel